fbpx
23/08/2024
  • 08:38 Alterações no trânsito e transporte público em Manaus no domingo devido à corrida da Bemol; veja detalhes
  • 08:36 Amazonas lidera Ranking de Competitividade: 1º lugar entre Norte e Nordeste
  • 08:33 Desaparecimento misterioso: biomédico esteticista some há 4 dias após confusão em frente a boate de Manaus
  • 08:30 “Celular de biomédico desaparecido em Manaus é usado por terceiros; moto também desapareceu, dizem familiares”
  • 09:19 Últimos capítulos de “Renascer”: José Inocêncio ficará paralítico
Filme do cineasta Silvino Santos, “Amazonas, o maior rio do mundo”, vai ser exibido no Teatro Amazonas. — Foto: Divulgação/Sec

Filme perdido de Silvino Santos, “Amazonas, o maior rio do mundo”, será exibido no Teatro Amazonas em Manaus.

Depois de quase 100 anos desaparecido, o filme aclamado do renomado cineasta brasileiro Silvino Santos, intitulado “Amazonas, o maior rio do mundo”, finalmente será exibido no majestoso Teatro Amazonas, em Manaus. Esta obra cinematográfica rara e histórica foi encontrada recentemente na Cinemateca de Praga, na República Tcheca, e será projetada nesta sexta-feira (29) às 20h, com entrada gratuita para o público.

Considerado perdido desde a década de 30, o ressurgimento desta obra icônica confere uma aura especial a essa exibição no Teatro Amazonas. Filmado em 1918, o filme documenta uma viagem fluvial pelos rios Pará, Amazonas e Putumayo, destacando paisagens deslumbrantes e cidades como Belém, Santarém, Manaus e Itacoatiara.

A redescoberta desta preciosidade só foi possível graças à pesquisa cuidadosa do pesquisador amazonense Sávio Stoco, que dedicou sua tese de doutorado à obra de Silvino Santos. O curador inglês Jay Weissberg, responsável pelo Festival de Cinema Silencioso de Pordenone, entrou em contato com Stoco para avaliar alguns filmes sul-americanos encontrados na Cinemateca de Praga. Após uma análise minuciosa, eles concluíram que se tratava do lendário filme perdido de Silvino Santos.

A exibição deste filme em vários países da Europa ao longo de dez anos, seguido de seu desaparecimento, apenas aumentou o mistério e a importância dessa redescoberta. Desde então, o filme tem percorrido diversos festivais e sessões especiais, despertando interesse e debates importantes. Agora, finalmente, ele retorna à cidade onde foi concebido e produzido durante três anos: Manaus.

O Teatro Amazonas, além de ser um ícone arquitetônico e cultural, também possui uma conexão especial com a obra de Silvino Santos. O cineasta, que também era pintor, reproduziu em uma de suas pinturas o painel “As Garças”, que decora o Salão Nobre do teatro. Além disso, o filme em si apresenta uma bela sequência de garças e pássaros amazônicos, enriquecendo ainda mais a ligação entre a cinematografia de Silvino e a tradição visual amazônica.

Para Sávio Stoco, essa exibição no Teatro Amazonas é mais do que uma simples projeção de um filme perdido. É um momento de celebração e reconexão com a história, a cultura e a arte da Amazônia. É a oportunidade de preservar e valorizar o legado de Silvino Santos, ao mesmo tempo em que proporciona ao público uma experiência única e emocionante.

Portanto, não deixe de comparecer a essa exibição histórica e gratuita do filme “Amazonas, o maior rio do mundo” no Teatro Amazonas, em Manaus. É uma oportunidade imperdível de mergulhar no passado e celebrar a genialidade cinematográfica de Silvino Santos. Você não pode perder!

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/12/28/apos-quase-100-anos-perdido-filme-de-silvino-santos-e-exibido-pela-primeira-vez-no-teatro-amazonas.ghtml

redacao

RELATED ARTICLES