17/05/2024
  • 11:32 Michelle Bolsonaro elogia Virada Feminina e reconhece liderança de Cileide Moussallem no AM
  • 08:31 Botafogo derrota Flamengo por 2 a 0 no Maracanã
  • 08:28 Tornados nos EUA deixam quatro m0rtos e dezenas de feridos
  • 08:27 Tornados nos EUA deixam quatro mortos e dezenas de feridos.
  • 08:26 Tornados causam quatro mortes nos EUA e deixam diversas pessoas feridas.
Foto: divulgação

O Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), uma iniciativa do Governo do Amazonas, celebra seu segundo aniversário nesta data, 18 de fevereiro. Lançado no ano 2022, o Pelci está presente em sete grandes centros de atividade esportiva por todo o Amazonas, abrangendo mais de 15 modalidades e vem transformando vidas pela promoção de talentos esportivos, desde a base até o rendimento profissional.

“A missão do Pelci é fazer a diferença na vida das pessoas pelo esporte. Sua existência é graças ao empenho do nosso governador Wilson Lima em fomentar a prática esportiva por todo o estado e revelar novos talentos para o cenário esportivo nacional”, afirma Jorge Oliveira, Secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

A meta inicial do programa era alcançar e treinar 5.000 atletas. Com o crescimento do programa e o investimento realizado pelo estado, esse número já ultrapassa a marca de 15.000, em modalidades como futebol, basquete, handebol, vôlei, jiu-jitsu, atletismo, wrestling, futsal e muitas outras.

O Pelci está estruturado em sete principais polos, que incluem as cidades de Manaus, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Codajás, Envira e Fonte Boa. Além disso, o programa integra projetos como o Futevôlei nos Bairros, Formandos Campeões, Escolhinha nos Bairros e Campeões da Vila.

No ano de 2023, o programa expandiu suas atividades para os estádios da capital, beneficiando a comunidade de diversas zonas de Manaus. “O programa oferece oportunidades únicas para nós, jovens que sonhamos com uma carreira no esporte. No meu caso, o futebol veio pelas mãos do Pelci”, expressa Caio Gabriel, hoje jogador do time sub-18 do Nacional FC.

Além disso, a presença feminina está em alta no Pelci, com mais de 1.100 atletas do sexo feminino em modalidades como futebol de campo e futsal, ajudando a ascensão de talentos como Tayná Santos de São Gabriel da Cachoeira. Tayná, aos 20 anos, foi descoberta pelo Pelci e, após um tempo, se tornou uma jogadora profissional do JC de Itacoatiara.

“O Pelci veio para minha vida me ajudar a crer que meus sonhos podiam se tornar realidade e iniciar minha trajetória como jogadora de futebol profissional. Quero agradecer e parabenizar o governo do estado pela criação do Pelci, que tem fornecido oportunidades e esperança para todos os jovens do Amazonas”, conclui Tayná.

Fonte: https://cm7brasil.com/esportes/ha-dois-anos-o-programa-pelci-revoluciona-esporte-de-base-no-amazonas/

redacao

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT