28/05/2024
  • 09:30 Imersão Eleições: inscrições abertas para o maior evento de marketing político para capacitação profissional com foco em campanhas eleitorais
  • 08:10 Botafogo derrota Flamengo por 2 a 0 no Maracanã
  • 08:10 Botafogo vence Flamengo por 2 a 0 no Maracanã
  • 08:09 Botafogo derrota Flamengo por 2 a 0 no Maracanã
  • 08:08 Botafogo derrota Flamengo no Maracanã por 2 a 0

A coleta de lixo domiciliar feita pela empresa Tupex em alguns bairros de Manaus vem sendo feita em caçambas descobertas e inapropriada. Nesta terça-feira (8), uma dessas caçambas foi registrada por um morador na rua internacional no bairro Cidade de Deus zona leste de Manaus.

Segundo o morador João Brás, a coleta de lixo em caçamba descoberta (no lugar de uma viatura compacta que recomenda o material mais parte traseira) começou a ser frequente desde janeiro de 2021 quando o então secretário Sabá Reis assumiu a secretaria de limpeza pública.

Segundo João, alguns funcionários da Semulsp conversaram com ele e disseram que a informação que na empresa é na Semulsp é que alguns veículos apropriados estão sem manutenção e com problemas mecânicos. Para cobrir a falta dos caminhões que armazenam o lixo adequadamente, a alternativa é substituí-los por caçambas. Ressaltou o funcionário de Sabá.

O funcionário, segundo João, disse que a coleta em caçamba exige muito esforço físico dos trabalhadores, porque é preciso “Jogar” o material. “Eu já vi lixo ficando no meio do caminho. Muitos acabam sendo resgatados pelos animais e ficam espalhados pela rua. Se o carro faz uma manobra maias brusca, parte dos sacos também cai, disse João.

O Portal R7 Brasil entrou em contato na manhã desta terça-feira (8) com a acessória de Comunicação da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) para saber saber se o órgão considera correto este tipo de transporte e se a Tupex tem autorização para coletar lixo em veículos a céu aberto.

A acessória de comunicação respondeu que as caçambas são para dar apoio em lugares que o caminhão convencional não pode entrar. Porém não é verdade, pois nossa equipe flagrou uma dessas caçambas em uma rua bem pavimentada.

A empresa Tupex também foi procurada pela nossa equipe, mas até o fechamento desta edição não conseguimos contatos com a empresa.

Já a Semulsp deu a seguinte nota:

Prezados, 

Essas caçambas coletores de lixo atuam no bairro Cidade de Deus dando apoio na coleta domiciliar, onde o caminhão de lixo convencional não consegue entrar, por dificuldades de acesso.

Ressaltamos que todos os garis da Semulsp atuam com os equipamentos básicos de segurança. Além disso, eles recebem adicional insalubridade por conta da atividade de trabalho.

Conforme respondido, essas caçambas coletoras de lixo atuam em locais de Manaus dando apoio na coleta domiciliar, onde o caminhão de lixo convencional não consegue entrar, por dificuldades de acesso. E este trabalho é realizado também por meio da Tumpex. 

De qualquer forma, vamos encaminhar uma equipe de fiscalização para acompanhar o caso!

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa da Semulsp 

Com anota de esclarecimento sem uma solução, os moradores e servidores esperavam muito mais do então secretário Sabá Reis.

Redação 2

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT